Cidade

em 17 junho, 2019

Ciências Aplicadas é a melhor escola do RN pelo 10º ano consecutivo

O Colégio Ciências Aplicadas é, pelo 10º ano consecutivo, o primeiro lugar do Rio Grande do Norte, conquistando o feito inédito de completar dez anos como a escola potiguar que mais aprova. O resultado foi comprovado por microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

No ano passado, o Ciências Aplicadas havia sido a 28ª melhor do país, subindo, portanto, 13 posições no ranking no Enem 2018. Para o professor Alexandre Pinto, diretor do colégio, o resultado reflete o empenho e a metodologia diferenciada aplicada, mas também o esforço dos alunos, professores e equipe pedagógica. "É muita honra dirigir uma escola que alcança resultados desse nível. Quero dirigir uma palavra aos meus alunos queridos do pré do ano passado, pois esse resultado é deles. É também de toda a equipe, que dá o máximo de si pelo aluno", declarou.

O feito inédito de completar dez anos como a escola que mais aprova no RN se soma a um outro resultado de destaque nacional: é a primeira escola potiguar a figurar entre as 15 melhores de todo o país. Os dados também mostram o desempenho das escolas por área do conhecimento. Se separadas somente as médias em Ciências da Natureza, por exemplo, o colégio potiguar tem um resultado ainda superior: aparece com a 7ª melhor colocação do país.

O Ciências Aplicadas mantém duas unidades: a primeira, com Ensino Médio; e a segunda, com Ensino Fundamental I e II. A escola se destaca por aplicar uma metodologia que dilui, ao longo de toda a vida escolar, o nível de exigência no desempenho escolar, que em outras escolas é normalmente direcionado somente a alunos do terceiro ano do ensino médio. Da mesma forma, cada turma recebe acompanhamento pedagógico personalizado e suporte desde o início da escola. O método tem garantido resultados totalmente diferenciados aos alunos. "Além disso, acompanhamos muito de perto os alunos, dando todo o suporte pedagógico e psicológico de acordo com as necessidades de cada um", explica Alexandre.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio do INEP, em forma de microdados, apresentando os resultados de todas as escolas com mais de 60 alunos participantes do ENEM (veja lista abaixo).

 

AS 15 MELHORES ESCOLAS DO RANKING NACIONAL

1. INSTITUTO DOM BARRETO – TERESINA/PI     

2. COLÉGIO BERNOULLI - BELO HORIZONTE/MG

3. FIBONACCI COLÉGIO - IPATINGA/MG

4. COLÉGIO DE SÃO BENTO - RIO DE JANEIRO/RJ            

5. COLÉGIO DE APLICACAO DA UFV – COLUNI – VIÇOSA/MG     

6. VÉRTICE COLÉGIO UNIDADE II - SÃO PAULO/SP

7. COLÉGIO SANTO ANTONIO - BELO HORIZONTE/MG

8. FARIAS BRITO COLÉGIO PRE-VESTIBULAR CENTRAL – FORTALEZA/CE 

9. COLÉGIO SANTO AGOSTINHO - BELO HORIZONTE/MG

10. MOBILE COLÉGIO - SÃO PAULO/SP

11. COLÉGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA - NOVA LIMA/MG

12. COLÉGIO SANTO AGOSTINHO - RIO DE JANEIRO/RJ

13. ETAPA COLÉGIO - VALINHOS/SP

14. ANBEAS - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – TERESINA/PI    

15. COLÉGIO CIENCIAS APLICADAS – NATAL/RN

 

AS 10 MELHORES ESCOLAS DO RN NO RANKING DO ENEM (com suas colocações na lista)

15° - COLÉGIO CIÊNCIAS APLICADAS

97° - CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA – ROMUALDO

101° - COLÉGIO MARISTA DE NATAL

283° - SALESIANO DOM BOSCO - PARNAMIRIM

297° - COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ - NATAL

431° - IFRN CAMPUS - MOSSORÓ

440° - IFRN CAMPUS CENTRAL – NATAL

469° - IFRN CAMPUS - PARNAMIRIM

487° - COMPLEXO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO

495° - COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA – MOSSORÓ

Autor(a): Saulo de Castro